Energia Eólica

PDF
Imprimir
E-mail
Escrito por Administrator
Ter, 16 de Novembro de 2010 11:38

 Conversão em Energia Elétrica

Atualmente utiliza-se a energia eólica para gerar energia elétrica. É muito comum ver imagens de grandes aerogeradores agrupados em parques eólicos. Estes parques têm como objetivo fornecer energia para as concessionárias ou grandes consumidores.

 Temos também aerogeradores de pequeno e médio porte, que são adequados a operar em locais não atendidos pela rede de distribuição de energia, ou mesmo interligados a esta rede.

 A energia eólica hoje é considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, porque é renovável, limpa e amplamente distribuída. Sua utilização substitui o uso de fontes poluentes.

 O custo da energia produzida pelos aerogeradores concentra-se no investimento inicial, uma vez que para a operação e manutenção os custos são muito baixos, em torno de 2 % do custo total.

 A popularização da energia eólica advém do grande investimento em tecnologia. O uso intenso de novos materiais, novos métodos de projeto e cálculo, os avanços em aerodinâmica, o lançamento de materiais compostos, novas resinas e fibras mais resistentes, a grande evolução da eletrônica são os principais fatores que contribuem para que os aerogeradores tenham melhor desempenho, sejam mais seguros e mais baratos.

 

Uso Rural

O uso da energia eólica em áreas rurais aumenta a cada dia. Pode ser utilizada para movimentar bombas de água, maquinas e equipamentos, ordenhadeiras, picadeiras, resfriadores, iluminação e também residencial. 

 

 

 

Uso Residêncial

A energia eólica residencial pode ser utilizada em residências isoladas e também em condomínios

 

 

 

 

Uso Industrial

Na industria, pode compor a matriz energética, em complementação à rede ou outra fonte, assumindo em alguns casos o papel principal no suprimento de energia.

 

 

 

 

Última atualização ( Qua, 17 de Agosto de 2011 19:38 )

Acesse nossa galeria de imagens para visualizar os últimos trabalhos, instalações feitas, e varias imagens relacionadas a Energia Eólica.

Acesse aqui

Veja em nosso FAQ perguntas frequentes sobre energia eólica, funcionamento, economia de energia e outras questões.

Acesse aqui